FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD
Excelência na Odontologia

Alunos da FAOA vivenciam oficina de Bilateralidade para aprimorar habilidades em Odontologia

Os alunos de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA) tiveram uma experiência enriquecedora ao participarem de uma atividade focada no desenvolvimento da bilateralidade. Realizada pela professora Dra. Magali Luci Pinto, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e professora da disciplina de Imunologia Geral na instituição, a oficina se mostrou uma oportunidade única para os estudantes aprimorarem suas habilidades motoras finas e se prepararem para os desafios práticos da profissão.

A atividade proporcionou aos graduandos dos 1º, 3º e 5º períodos do curso de Odontologia a oportunidade de explorar e aperfeiçoar a capacidade de realizar tarefas com as duas mãos, de forma coordenada e precisa. Durante as práticas, os alunos foram estimulados a utilizar tanto a mão dominante quanto a não dominante, além de ambas em conjunto, o que promoveu o desenvolvimento da habilidade neural motora fina.

Segundo a professora Magali Luci Pinto, "o treinamento da bilateralidade é essencial para os estudantes de Odontologia, pois a manipulação habilidosa de instrumentos com ambas as mãos é uma competência fundamental para o sucesso na prática clínica. Ao aprimorar essa habilidade, os alunos adquirem maior flexibilidade e destreza na manipulação de instrumentos e procedimentos odontológicos, o que impacta positivamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes".

Com a atividade de bilateralidade, os estudantes puderam vivenciar práticas que exigiam precisão e coordenação, aspectos cruciais no cotidiano do Cirurgião-Dentista. A capacidade de alternar entre ambas as mãos durante os procedimentos odontológicos é especialmente relevante em situações que demandam acesso a áreas de difícil alcance na cavidade oral, proporcionando maior eficiência no tratamento e redução do tempo de execução.

Adicionalmente, o aprimoramento da habilidade bilateral contribui para aumentar a segurança dos procedimentos, minimizando a ocorrência de acidentes ou erros durante a prática clínica. Esse aspecto é de extrema importância tanto para os futuros profissionais quanto para a confiança e tranquilidade dos pacientes atendidos.

“Ao desenvolverem suas habilidades motoras finas, os graduandos estão sendo preparados para enfrentar os desafios da profissão com competência e excelência, buscando constantemente aprimorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. A iniciativa da faculdade em promover atividades que fortaleçam a formação prática dos futuros profissionais é um reflexo do compromisso da instituição com o ensino de excelência e a capacitação de seus alunos para se destacarem na área odontológica”, enaltece a diretora da FAOA, Sofia Uemura.

Faça uma visita monitorada e conheça toda a infraestrutura, preencha os campos que entraremos em contato!