FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD
Excelência na Odontologia

Alunos da FAOA em Projeto de Saúde Bucal em parceria com Prefeitura de Mairiporã

No dia 11 de maio de 2023, os alunos do 7º período da graduação em Odontologia da FAOA puderam, além do campo teórico, entender na prática como é estruturado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município de Mairiporã e, em seguida, promoveram atividades com alunos da parceria FAOA e Prefeitura de Mairiporã no projeto “Saúde Bucal em Escolares”.

De acordo com a diretora da FAOA, Sofia Takeda Uemura, “com o propósito de oferecer aos alunos da FAOA uma formação de excelência, ética e humanista, além de técnico-científica, o Projeto Pedagógico da FAOA realizou parceria com a as Secretarias de Educação e de Saúde do Município de Mairiporã, possibilitando que ao longo do processo do curso, além de atividades de extensão com escolares, o nosso estudante conheça a realidade e a dinâmica de trabalho da Odontologia no âmbito do SUS”.

No CEO, os graduandos tiveram acesso desde as recepcionistas (saber como funciona o Sistema de Informação em Saúde), até a coordenadora de Saúde Bucal, a Cirurgiã-Dentista, Maria Auxiliadora de Oliveira Massaro, que é responsável pela Odontologia Preventiva e Escritório de Qualidade da Secretaria Municipal de Saúde de Mairiporã (e falou sobre compra de materiais e contratação de pessoal). “Foi uma experiência única e riquíssima onde tudo o que foi visto durante o desenvolvimento das disciplinas de Saúde Coletiva estava fora dos livros/legislação e eles puderam perguntar à vontade para os profissionais que realmente trabalham com a odontologia no serviço público, inclusive com o protético”, explicou o professor da disciplina de Saúde Coletiva, José Miguel Tomazevic.

O professor explica que, desde o 4º período, os alunos da graduação FAOA têm a disciplina Saúde Coletiva I, II e III e, no 7º período, eles realizam o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva. “Eles vão aprendendo durante os anos, os fundamentos em Saúde Coletiva: promoção de saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), modelos assistenciais, organização da oferta de serviços de saúde bucal no âmbito do SUS, contribuições da epidemiologia para a Saúde Bucal, os levantamentos epidemiológicos realizados no Brasil e educação em saúde, entre outros tópicos”. Depois, durante o Estágio Supervisionado, eles vivenciam tudo o que aprenderam.

Em seguida, segundo Tomazevic, os alunos puderam ver na prática o que consta em um dos pressupostos das diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (2004) do Ministério da Saúde: "utilizar a epidemiologia e as informações sobre o território subsidiando o planejamento". “Eles viram a necessidade de buscarem ações que sejam precedidas de um diagnóstico das condições de saúde-doença das populações (no caso, escolares da escola pública) e ver um pouco sobre as relações que se estabelecem no território onde se desenvolve a prática de saúde."

Além de toda a observação, para trazer significado ao aprendizado, os graduandos auxiliaram seus colegas na realização dos exames, e nas atividades educativas (exposição sobre processo da cárie dentária, alimentação e higienização corretas, além da importância e o cuidado na quantidade de creme dental fluoretado). Sempre após a exposição dos cuidados com a saúde bucal, os alunos de 1ª à 4ª série realizaram a escovação supervisionada. Para isso, a FAOA distribuiu kits de higiene (escova e creme dentais).

"Para mim, como professor, esta experiência possibilitou mais proximidade com os alunos e momentos (sem que eles percebessem) de avaliá-los de um modo ‘não formal’, por meio das observações e relações que eles faziam com o que tínhamos visto em sala de aula e a realidade. Além do mais, trouxe a oportunidade de conhecê-los num outro ambiente mais descontraído, nos aproximando como futuros colegas de profissão”, salienta José Miguel.

Faça uma visita monitorada e conheça toda a infraestrutura, preencha os campos que entraremos em contato!