FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD
Excelência na Odontologia

Aluno da FAOA recebe bolsa da Fapesp para estudo inovador

O avanço tecnológico tem permitido uma compreensão mais profunda de doenças complexas, e um exemplo notável disso é o projeto inovador conduzido pelo aluno da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), Daniel Vitor Aguiar Nozaki. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Daniel está liderando uma pesquisa que busca correlacionar a análise de textura em tomografias computadorizadas multislice (TCMS) com o status do vírus HPV, o grau de diferenciação celular e as características clínicas e radiográficas de pacientes com carcinoma epidermoide de orofaringe.

Sob a orientação do professor pesquisador Dr. André Luiz Ferreira Costa, o projeto visa fornecer uma abordagem mais precisa na avaliação desse tipo específico de câncer de cabeça e pescoço, que tem uma associação conhecida com o vírus HPV. Compreender a heterogeneidade intratumoral e sua relação com o grau de diferenciação, HPV e outras características clínicas e radiográficas é crucial para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas personalizadas e eficazes.

O professor Costa expressou entusiasmo em relação ao projeto, destacando sua relevância para a prática clínica e a compreensão aprofundada do carcinoma epidermoide de orofaringe. "Este projeto é uma oportunidade singular para o Daniel se envolver em pesquisa de vanguarda e contribuir significativamente para a compreensão de uma doença complexa. Além disso, os resultados desse estudo têm o potencial de moldar diretamente o futuro do tratamento desses pacientes, proporcionando uma abordagem mais personalizada e eficaz", disse o professor.

Espera-se que os resultados deste estudo pioneiro ofereçam insights valiosos sobre a utilidade da análise de textura em TCMS na avaliação do carcinoma epidermoide de orofaringe, aprimorando assim o planejamento terapêutico e a estratificação de risco para pacientes com essa condição desafiadora.

A diretora da FAOA, Dra Sofia Takeda Uemura afirma que a instituição orgulha-se de seus alunos e sabe a importância de apoiar pesquisas de ponta como esta, “que têm o potencial não apenas de contribuir para o avanço da ciência, mas também de fazer uma diferença significativa na vida dos pacientes afetados por condições médicas complexas”.

Aluno da FAOA recebe bolsa da Fapesp para estudo inovador

Faça uma visita monitorada e conheça toda a infraestrutura, preencha os campos que entraremos em contato!